quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Reflexão

Eu estava tomando café-da-manhã quando me lembrei de um poema de Ferreira Gullar, o qual meus professores de Português adoram falar:

O branco açúcar que adoçará meu café
Nesta manhã de Ipanema
Não foi produzido por mim
Nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.

Vejo-o puro
E afável ao paladar
Como beijo de moça, água
Na pele, flor
Que se dissolve na boca. Mas este açúcar
Não foi feito por mim.

Este açúcar veio
Da mercearia da esquina e
Tampouco o fez o Oliveira,
Dono da mercearia.
Este açúcar veio
De uma usina de açúcar em Pernambuco
Ou no Estado do Rio
E tampouco o fez o dono da usina.

Este açúcar era cana
E veio dos canaviais extensos
Que não nascem por acaso
No regaço do vale.

Em lugares distantes,
Onde não há hospital,
Nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome
Aos 27 anos
Plantaram e colheram a cana
Que viraria açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida amarga
E dura
Produziram este açúcar
Branco e puro
Com que adoço meu café esta manhã
Em Ipanema.


A primeira coisa que pensei quando lembrei desse poema foi 'Então o cara estava tomando Café e teve revelação... Hum... Mas por que ele não esqueçeu isso? Por que ele teve que escrever um poema?'
Ok, se você resolve escrever alguma coisa no café da manhã, você é muito estranho, tão estranho que deixa Peter Griffin de Family Guy no chinelo, e olha que aquele cara é estranho para caramba! Claro que é muito justificavel se você estiver escrevendo porque esqueçeu de fazer alguma coisa no dia anterior e seu professor vai te matar se você não entregar em dia.
Então, a finalidade desse poema, escrito por esse cara estranho eu realmente não entendo porque esses escritores são conhecidos só pelo sobrenome! era escrever uma epífania eu não vou explicar o que é isso que ele teve para... encher o saco de alunos da 7ª série cujo professor resolveu explicar todas as mesagens secretas que o autor resolveu colocar lá, para criticar, ao invés dele falar abertamente.
Sério, se você não for Cartunista, ou não viver em uma ditadura, fale abertamente o que você pensa, não faça textos com mesagens secretas, você só vai é quebrar a cabeça dos aluninhos de Português, qual o mal de chegar e falar:





Eu acho que Fulaninho é um tonto e devia ir pra forca!




CARTUNISMO! Até Calvin & Hobbes fica chato numa aula de potuguês, e olha que eu adoro qualquer tirinha desses dois!

Forças Diabólicas! Sim, eu adorei essa frase mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário